Amnésia a ‘pequena história gigantesca’ sob o olhar de Christopher Nolan

Memento- Amnésia, filme de Christopher Nolan de 2000;  Venceu 13 prêmios de Melhor Roteiro e 5 de Melhor Filme de várias associações de críticos e festivais e foi indicado 2 vezes ao Oscar.

Visivelmente influenciado por seu compatriota Alfred Hitchcock (“Psicose”), Nolan nos apresenta uma trama recheada de suspense e uma trilha sonora impactante, além de usar uma ‘estrutura não linear’ de roteiro que acabaria se tornando comum em seus trabalhos

Deixe seu comentário e me diga um filme que gostaria de ver aqui no blog.

Para falar dessa obra peço desculpas as ‘terceira pessoa’ e começo dizendo que acho esse roteiro um dos mais complexos e incríveis que já vi na minha vida. O filme em questão foi dirigido pelo simplesmente genial  e original Christopher Nolan (- Dirigiu um “filminho aí”, chamado ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas- 2008′). Juntamente com seu irmão gravou esse filme no ano de 2000.

 

memento-tattoos
As tatuagens espalhadas pelo corpo de Leonard Shelby (Guy Pearce), são para que ele não se esqueça das coisas.

Genialidade não-linear (história fragmentada) Nolan nessa obra me faz reconsiderar uma estrutura dramática, digamos que o ator que conta essa história não é tão favorito assim, mas para um filme com um roteiro assim não se precisa de muita interpretação, pois a narrativa é sensacional.  Para quem não conhece o filme vamos falar dos pontos fortes e fracos e o por quê você deve assistir essa obra; Vamos as observações.

 

 

 

Ideia geral 

memento
Leonard Shelby vivido por Guy Pearce- Amnésia-2000.

Em Amnésia, nós temos um enredo simples, baseado no conto “Memento Mori”, escrito por Jonathan Nolan (irmão de Christopher).

 

Leonard Shelby vivido por Guy Pearce (está em ‘Alien-Covenant’-2017), em uma madrugada qualquer de sua vida, acaba por ver a sua mulher sendo assassinada. No momento em que Leonard vai intervir, o assassino golpeia sua cabeça no espelho. A partir deste momento, Leonard começa a sofrer de perda da memória recente, ou seja, antes do acidente, ele se lembra de tudo mas depois daquele dia, as coisas são armazenadas em sua mente por alguns minutos apenas. Sendo assim, Leonard jura vingança ao assassino o buscando por anos, mas para não se esquecer de detalhes vitais e de informações importantes sobre o infrator, Leonard começa a tatuar estes detalhes em seu corpo.

Enredo 

Leonard Shelby é um homem que sofre de amnésia anterógrada, impossibilitando que ele adquira novas memórias. Durante os créditos iniciais, (que mostram o final da história) Leonard é visto matando Teddy (Joe Pantoliano). O filme sugere que essa morte foi uma vingança pelo estupro e assassinato de sua mulher (Jorja Fox) baseado na informação dada por Natalie (Carrie-Anne Moss).

  • O filme ganhou um boca-a-boca substancial no circuito de festivais. Teve sua estréia em 2000 no Festival de Veneza, onde foi aplaudido de pé. Depois, foi exibido no Festival de Deauville e no Festival de Toronto. Memento não teve problemas para achar distribuidores internacionais, estreando em mais de 20 países, após ser aclamado pela crítica e profissionais.  

Pontos fortes

155413.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx
 

Capa do filme Amnésia com destaque ao nome de Carrie-Anne Moss

 

O filme já começa te jogando de cabeça em uma história que você não entende absolutamente nada, aí você pensa vou assistir mais um pouco para entender; detalhe é que no meu caso a cada situação nova apresentada eu ficava mais confuso, mas uma coisa fiz que não devo me arrepender até o resto dos dias da minha vida, assisti o filme até o final.

 

Uma história simples que se torna extremamente complexa pelo como é contada, a cor em Amnésia determina, passado e presente; dando lugar em certos momentos ao passado e presente, que por sua vez se misturam dando vida a ação seguinte. Existe um presente, em preto e branco linear que faz parte do passado, mas que faz linkin com o presente colorido fragmentado da cena seguinte; ficou confuso? Se acostume por que o filme inteiro é assim.

Personagem destaque 

 

Teddy jpg
Joe Pantoliano, vivendo Teddy em Amnésia.

Falar desse filme é falar de roteiro e do personagem vivido por Joe Pantoliano, ator americano pouco conhecido mas que nesse filme dá vida uma confusa interpretação, faz você acreditar e duvidar de um personagem, quase o faz rir de felicidade por o estar assistindo interpretar, meus sinceros agradecimentos a Joe por nos presentear vivendo Teddy .

 

Alguns cientistas e neurocientistas consideram ‘Amnésia’ o filme mais próximo da realidade de quem sofre Amnésia já realizado na história:

”Muitos especialistas médicos citaram Memento como a mais realista e fiel representação de amnésia anterógrada em qualquer filme”…  O neurocientista Christof Koch, da Caltech, o filme de “a representação mais fiel dos diferentes sistemas de memória na mídia popular”,

Com alguns poucos minutos de filme, a mente começa a anestesiar-se na obra, terminando de um jeito que você começa considera-la genial!

São poucos os atores presentes no filme. Guy Pearce nos traz uma fraca interpretação, porém a narrativa nos convence fortemente e nos faz acreditar na amnésia do personagem. Também temos a nossa querida Carrie-Anne Moss (fez a Trinity de Matrix), na pele de uma mulher que está tentando ajudar Leonard a encontrar o assassino e concluir a sua vingança, mas com o passar da história revela-se um personagem muito mais aprofundado, porém mal interpretado. E também temos Joe Pantoliano (Cypher de Matrix) interpretando Teddy, um homem que aparenta ser amigo de Leonard mas também se soa enigmático, para esse “tiro o chapéu”, no meu ver é a melhor concepção de personagem no filme, apesar de eu odiar o ‘personagem’ dele.

Pontos fracos 

635703162882631752Acho ‘legal’ a trilha sonora composta por David Julyan, nós temos uma trilha original que é mórbida e deprimente, ou seja, perfeita para o tema do filme e pelo modo com que ele é executado, mas acho ela pouco aprofundada para o filme, muito parecida com trilhas de outros filmes de Nolan; a trilha precisaria ser maior, mais original, tal qual a estrutura de seu roteiro.

Brad Pitt seria Shelby

 

U3SCRjdBDsI
William Bradley “Brad” Pitt, é um ator e produtor cinematográfico norte-americano.

Com exceção de Joe Pantoliano, os demais atores não estão bem nessa obra, vários aspectos levaram essa obra a cair nesses atores, tais como; quem iria fazer o papel de Leonard antes de Guy seria Brad Pitt , que leu e ficou interessadíssimo em fazer o filme, porém teve de recusar devido a problemas de agenda. Ainda outros atores eram opção como os considerados Aaron Eckhart e Thomas Jane, mas o papel acabou ficando com Guy.

 

A história do filme deixa fios soltos, quando assistir o filme note essas indagações e nos conte tudo aqui.

Uma incrível obra cinematográfica 

 

a9763c83071f130de5ea98733d84e947--memento-film-christopher-nolan
Foto de arquivo de busca de Leonard.

Amnésia tem uma história muito interessante, com atores bem escolhidos mas que não fazem as melhores interpretações de suas vidas, com um roteiro maravilhoso que arrecadou uma indicação ao Oscar assim como a edição do filme. Com um roteiro genial Nolan executa muito bem o ato de transmitir a mensagem, com a engenharia de um roteiro excepcionalmente original nos deixa um recado singelo de que ‘ser humano precisa de um propósito para sua vida e continuar a sua jornada até a morte’. Um filme para amantes de cinema, se você é um apaixonado pela 7º arte, assista, não sobrará espaço para arrependimentos.

 

 

2 comentários

  1. Amnesia é um filme que eu achei muito interessante. Acho que é um filme que vale a pena assistir. É um dos melhores filmes do seu gênero, tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Pessoalmente acho que é um dos Christopher Nolan melhores filmes. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção. Seu trabalho é excepcional, seu estilo e personalidade estão bem marcados neste filme, acho que ninguém teria feito um melhor trabalho que ele. A história é muito interessante, realmente a recomendo.

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigado pelo lindo comentário Julieta Souza, sem dúvida uma das grandes obras desse artista maravilhoso! Adorei sua reflexão sobre o filme, te convido a ler outras críticas! Me conte sobre um filme que gostaria de ver a análise aqui no site!!

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s