Atores de Menino Maluquinho e indiazinha Tainá escolhem vida longe da fama

Eunice Baia (indiazinha Tainá) e Samuel Costa (Menino Maluquinho) foram astros do imaginário infantil em projetos cinematográficos lançados entre 1990 e 2000, porém, ambos seguiram a vida, cresceram e optaram por se distanciarem da fama e dos holofotes da vida de artista.

Estrelado por Eunice, o filme “Tainá – Uma aventura na Amazônia (2001)” dirigido por Tânia Lamarca e Sérgio Bloch; e “Tainá 2 – A aventura continua” (2005), dirigido por Mauro Lima mudou a vida da menina, e de sua família, para sempre. Logo depois das filmagens, quando tinha apenas 8 anos, ela deixou a zona rural de Barcarena, no Pará, e foi morar em São Paulo, adotada pela produtora Noêmia Duarte. Seus pais biológicos e oito irmãos permaneceram em solo paraense, vivendo em um sítio comprado com os ganhos da pequena atriz.

Apesar de se destacar no papel, ao chegar à Capital a pequena ingressou em escola de educação particular e logo se distanciou das aulas de teatro infantil. Hoje Eunice tem 30 anos ela se inspirou produtora Noêmia Duarte, para ir para trás das câmeras. 

Mãe de Antônio, de 7 anos, Eunice se formou em design de moda na Belas Artes de São Paulo. Ainda na faculdade, abriu sua grife de roupas com inspirações indígenas, a OKA, que precisou dar uma pausa com o impacto da pandemia. Além do negócio próprio, já foi assistente de Fabio Namatame, um dos figurinistas de teatro mais requisitados do Brasil, e hoje coordena o acervo e figurino do Balé da Cidade de São Paulo.

Apesar de ter apontado seu arco para um alvo bem distante da fama, Eunice mantém o carinho pela personagem que a tornou conhecida em todo o Brasil. E segue atenta aos temas levantados pelos dois filmes que estrelou, como a preservação da Amazônia e dos povos indígenas. — Eu vou com frequência à aldeia do Jaraguá, aqui em São Paulo, e vários indígenas sempre reforçam a ideia de como os filmes demonstram a realidade deles — disse Eunice ao O Globo. 

Samuel pode ser visto nos longas “Menino Maluquinho – O filme” (1995), de Helvécio Ratton, e “Menino Maluquinho 2 – A aventura” (1998), de Fernando Meirelles. Hoje com 36 anos, ele é formado em publicidade na Mackenzie e proprietário de uma agência de conteúdo em São Paulo. Em sala de aula, diz que era da turma do fundão, mesmo tirando boas notas. Criativo e agitado, sempre se identificou com o personagem que ajudou a eternizar na tela.

Ao revisitar as memórias das filmagens do primeiro longa, quando tinha nove anos, Samuel revelou como o universo do set o fascinava. Mas desde aquela fase já sabia que seus olhos brilhavam muito mais pelo que ocorria por trás das câmeras.

Com o sucesso dos filmes, Samuel consolidou sua trajetória em comerciais e programas de TV. Até o dia em que teve uma epifania proporcionada pelo ator Marco Ricca, durante uma conversa numa van a caminho de uma gravação. — Era o “Retrato Falado”, aquele quadro do “Fantástico”. Acho que o Marco interpretava meu pai. Ele virou para mim e começou a falar como era preciso estudar muito para ser ator. — lembrou Samuel — Ali entendi que se tratava de uma carreira de verdade e me questionei sobre meu desejo de gastar energia com aquilo. Cheguei a tirar o DRT (registro profissional de ator) provisório, e ele permanece provisório até hoje.

Aos 17 anos, Samuel decidiu dar adeus à atuação e foi estudar publicidade. Com o diploma na mão, passou por várias agências até fundar o próprio negócio, em 2008. Hoje, a produtora de conteúdo Blues possui contratos com a Viacom e mantém o canal Pipocando, no YouTube. Hoje, quando vê o “Menino Maluquinho”, reitera seu carinho pelos filmes e pelo criador do garoto mais amado da literatura nacional.

FONTE: (O GLOBO).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s