Escultura em homenagem a Colônia Japonesa. A obra tem 4,5m de altura. Localizada em frente a Feira Central de Campo Grande, Mato Grosso do Sul - Brasil Obra realizada em 2009, pelo artista plástico Cleir.

15º Festival do Soba terá mais de 30 atrações e até ‘prato veg’

Acontece de 11 e 14 de agosto de 2022 a 15ª edição do Festival do Sobá, considerado um prato típico sul-mato-grossense. Antes da data, haverá um ‘Pré-festival’, de 7 a 10 de agosto. O evento.

Ao longo dos 7 dias, haverá mais 30 atrações que se apresentarão na feira central, entre: duplas, solos, bandas e grupos de dança japonesa (detalhado abaixo).

O festival ficou duas edições — 2020 e 2021 — interrompido, em razão da pandemia de Covid-19. A última edição foi em 19 de agosto de 2019. 

As novidades para essa edição incluem receitas vegetarianas de soba e ingredientes inusitados no lugar da tradicional carne suína, serão apresentados sobá de frango e carne bovina empanados, tilápia, bacalhau e até camarão. 

As atrações também serão um chamariz para fazer o festival lotar. Há, na programação, um show musical gratuito da dupla Cesar e Paulinho. Haverá ainda, apresentações de dança nipônica, desfile de cosplays e um Espaço Nerd.

O Festival é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande-MS (Afecetur). O projeto foi um dos contemplados pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (Fmic) em 2021. E o festival também foi contemplado no edital da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR).

PRÉ-FESTIVAL

Feira Central realiza durante 7 dias o 15º Festival do Sobá. Foto: TeatrineTV

Inicia no próximo domingo (7.ago.22), com o show “Encontro musical: histórias que cantam a Feira Central”, movimento que aglutina vários artistas no palco a partir das 19h30 para animar os visitantes.

Na quarta-feira (10.ago.22), além da tradicional Quarta Cultural — que terá a presença do acordeonista Marlon Maciel — será montado o Espaço Nerd: um local para celebrar a cultura geek que inclui venda de produtos relacionados ao tema, estande de arremesso de shuriken (valendo brindes para aqueles com melhor pontaria) e photo opportunity com o personagem Naruto.

ABERTURA OFICIAL

Quinta-feira (11.ago.22), às 19h30, acontece a abertura oficial do 15º Festival do Sobá com o show da dupla Cesar e Paulinho. Além disso, haverá danças e desfiles temáticos no palco central.

Também estarão abertas ao público exposições de orquídeas e outras flores, itens de decoração e das colônias paraguaia, nipo-brasileira e de Okinawa.

“Às 20h30, terá início a Cozinha Show, ação culinária com chefs renomados que será realizada no salão de eventos, enquanto Cézar & Paulinho ocupam o palco externo”, esclarece a organização. 

A dupla em questão tem mais de 40 anos de carreira, 30 álbuns e 5 DVDs. Compositores de diversos sucessos, é considerada uma dupla clássica da música caipira, adorada por gerações. 

No dia seguinte (12.ago.22), o foco é na gastronomia, com mais Cozinha Show a partir das 19h. E ainda, mais duas rodadas, às 20h e às 21h, o palco central receberá muita cultura, com apresentações de dança oriental e mais música da terra com artistas sul-mato-grossenses.

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA 

No sábado (13.ago.22), a Feira Central estará aberta para almoço a partir de meio-dia, já com apresentações culturais para toda a família.

Às 19h30 do sábado ocorrerá a cerimônia oficial de celebração do 15º Festival do Sobá, que vai contar com a presença de autoridades e personalidades locais e internacionais. Nesta ocasião será apresentado para os campo-grandenses o projeto chamado de ‘Nova Feira Central’.

Após as falas das autoridades e apresentação do projeto da ‘Nova Feira’, acontecerá um Desfile Taiko na avenida central e a quebra do kagamiwari, um barril de saquê que simboliza prosperidade.

Por fim, no domingo (14.ago.22) os restaurantes da feira abrirão para almoço e terá apresentações musicais para embalar a boa culinária. Haverá então uma pausa e as atrações retornam às 17h, com um encontro de bikes na Feirona. No domingo, as apresentações culturais no palco terão início às 18h e incluem Odori, Sanshin e Wadaiko. Às 19h30, os fãs de games, filmes e animes poderão acompanhar a final do desfile de cosplays e torcer por aqueles com as fantasias mais criativas e fiéis aos personagens, e às 20h30 ocorre o encerramento, com mais uma atividade cultural no palco central.

A assessoria disse ao TeatrineTV que a lista com os nomes dos artistas regionais que comporão a programação será disponibilizada na próxima semana: “Vamos divulgar essa lista no começo da semana que vem”, garantiu.  

‘NOVA FEIRA’

Suposto croqui do projeto da Nova Feira Central. Apesar de ter “2 pavimentos”, Feira não será movida do local, de acordo com o esquema acima. Foto: Reprodução

Essa pode ser a última edição do Festival do Sobá a ser realizado na Feira Central como ela é conhecida hoje.

Apuramos que um projeto de R$ 50 milhões, propõe uma radical mudança de estrutura no local. Esse é o projeto que será apresentado à população no dia 13 agosto, integrando a programação do festival.

Alguns veículos de imprensa divulgaram um croqui em 2021, sustentando que a obra será de dois andares com 5,5 mil m² no térreo e 6 mil m² no segundo pavimento, espaço multiuso de 700 m² destinados para eventos, contando com arquibancada retrátil e uma praça em referência ao Japão na entrada, além de anfiteatro ao ar livre.

Nas reportagens, o projeto ambicioso dizia que a obra total ficaria em torno de R$ 50 milhões.

O TeatrineTV solicitou a cópia do documento com a íntegra do projeto, mas de acordo com a assessoria, a ideia é que a apresentação do dia 13 seja “uma surpresa”, por isso, não iriam passar o croqui à reportagem. Além disso, afirmaram que muitas coisas que estão no papel, podem ser alteradas na fase amadurecida do projeto. 

Com 95 anos de história, a Feirona — como é conhecida pelos campo-grandenses — possui cerca de 300 negócios entre restaurantes, lojas de varejo e bancas de doces artesanais, salgados, hortifrúti, entre outros.

O prédio está instalado no complexo da antiga estação ferroviária, com entrada pela Rua 14 de Julho ou pela Esplanada da Estação Ferroviária, no início da Av. Calógeras.

Os horários normais de funcionamento da Feira Central são de quarta a sexta-feira, das 16h às 23h, e sábados e domingos, das 12h às 23h.

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s