914 km de Maratona, onde o competidor não conta com apoio mecânico. Foto: Divulgação

Corguinho, Campo Grande e Costa Rica são rotas do ‘maior rally do mundo’

​As 3ª e 4ª etapas do Rally dos Sertões passaram por Campo Grande, Corguinho, Alcinópolis e Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, entre os dias 29 e 30 de agosto. A íntegra.

Segundo os organizadores, nesta edição celebra 30 anos de histórica do Rally dos Sertões e faz alusão ao bicentenário da Independência do Brasil.

Esta é a terceira vez que MS integra a rota do Rally. Eles dizem que esse será o maior rally do mundo, com largada em Foz do Iguaçu e chegada no litoral do Pará, percorrendo 7.216 kms, em 15 dias. No trajeto, os maratonistas passarão por 5 regiões do país e por 8 estados: PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA, e 14 cidades.

Integram o Rally: motos, carros e UTVs (quadriciclos). “Com a devida licença poética, uma aventura que confirma a promessa de ligar o Oiapoque ao Chuí e que também revela as belezas de um país-continente – vai atravessar nossos cinco principais biomas: Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Amazônia”, comenta os organizadores no site oficial do Rally.

‘O Sertões 30 anos’, será, conforme os organizadores, um capítulo marcante de uma história iniciada em 1993 sobre duas rodas, que, dois anos depois, abriu espaço também para veículos 4×4. “E desbravou o país revelando várias de suas belezas – 117 cidades receberam a caravana ao longo desse período. Somada à distância total desde a edição pioneira, foram 184 mil quilômetros percorridos, ou quatro voltas completas na Terra”, contou, no site.

Essa será a 1º vez que num trajeto de 914 km de maratona, o competidor não contará com apoio mecânico.

“O Sertões vai promover a Ilha do Bananal (TO), revisitar os Cânions do Viana (PI) e passar por trilhas inéditas do deserto do Jalapão (TO), além da largada das Cataratas, uma das maravilhas mundiais da natureza”, completou.

O sucesso da maratona atrai desde os primeiros anos competidores estrangeiros, com direito à participação dos principais destaques nos ralis cross-country. Pilotos como Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Marc Coma e Cyril Despres, que levaram na bagagem troféus e ótimas impressões de uma prova única. “E ajudaram a construir, ao lado de grandes pilotos e navegadores brasileiros, uma história que fez do Sertões um evento reconhecido em todo o mundo, cujas próximas páginas começam a ser escritas em um mês”, definem.

PARCERIA COM O SEBRAE

O Sebrae, em parceria com o evento, realizará ao longo dos 15 dias de maratona, um concurso gastronômico intitulado: Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50. A iniciativa vai abranger restaurantes localizados nos municípios incluídos na rota do rally.

Eles dizem que o objetivo do concurso é valorizar e divulgar o sabor típico da culinária das regiões da rota do Rally. Nos pontos da maratona o público poderá degustar pratos especiais que evidenciam ingredientes típicos e as especialidades dos estabelecimentos, em preços promocionais, de R$ 20 a R$ 60.

Na competição, cada restaurante terá o desafio de elaborar um prato, doce ou salgado, que represente o sabor da região, utilizando ingredientes locais. O prato será inserido no cardápio dos empreendimentos participantes e a população local irá avaliá-los atribuindo notas de 1 a 5, por meio de um QR Code disponível nos estabelecimentos – o restaurante que tiver a maior pontuação será o vencedor da cidade.

Em Campo Grande o ingrediente definido foi a mandioca. Na Capital de MS, estão inscritos para concorrer os seguintes restaurantes:

Burguer Pub
Rua Barão do Rio Branco, 2106 – Centro
Costela prime

Cacimba Sorvetes
Avenida Eduardo Elias Zahran, 1668 – Vila Antônio Vendas
Mandioca split

Café Beltrão
Rua Cassilândia, 34 – Monte Carlo
Minerim à lá pantaneiro

Jerônimo’s Chiparia
Rua Rio Grande do Sul, 1201 – Jardim dos Estados
Chipa tradicional

Ju Mani Tapioca
Rua Rui Barbosa, 3014 – Centro
Tapioca pantaneira

Mr. Hoppy
Rua Padre João Crippa, 947
Hambúrguer

Pão e Tal Conveniências
Rua Euclides da Cunha 595, Jardim dos Estados
Coxinha de mandioca com carne-seca e catupiry

Parrela Espeto
Avenida Bom Pastor, 96 – Vilas Boas
Ponta de costela

Parrock Bar
Rua Euclides da Cunha, 423 – Jardim dos Estados
Filé mignon soleado com dadinhos de mandioca

Restaurante Graciliano
Rua Osvaldo Cruz, 45 – Jardim dos Estados
A lei de Mani

Spaghetto Rostisseria
Rua Maranhão, 397 – Vila Rica
Parmegiana pantaneiro

Território do Vinho
Rua Euclides da Cunha, 485 – Jardim dos Estados
Risoto pantaneiro

Zaia Restaurante
Rua Alagoas, 921 – Jardim dos Estados
Escondidinho sertanejo

Em Costa Rica, os ingredientes escolhidos foram: mandioca, carne seca e frutos do cerrado. A lista de restaurantes que estarão concorrendo:

Cantinho Nordestino
Rua Ambrosina Paes Coelho, 960 – Centro
Cuscuz

Champions Grill
Av. José Ferreira da Costa 187 – Centro
Bolinha de mandioca

Comida Caseira MD
José Ferreira da Costa 3345, Centro
Quibebe

D’ Itália Pizzaria
Rua José Ferreira da Costa, 669 – Centro
Pizza pantaneira

Deck Conveniência
Av. José Ferreira da Costa, 988 – Centro
Tapioca

Espetinho do Airton
Av Vereador Kendi Nakai, 704 – Jardim Oliveira
Espetinho

FAVORITA
Av. José Ferreira da costa, 754 – Centro
Pastel de carne-seca

Hotel e Restaurante Boi na Brasa
Rua Embrosina Paes Coelho, 160 -Centro
Bolo

Lucélia Fernandes Paim
Av Jose Ferreira da Costa, 2506 – Vila Santana
Pastel de carne-seca

Mistura’s Boteco
Rua Josina Garcia de Melo, 1371 – Centro
Escondidinho

O Casarão
Av. José Ferreira da Costa, 278 – Centro
Quibebe

Padaria Mariah Cereja
Av. José Ferreira da Costa, 648 – Centro
Baguete

Pesqueiro do Celio
Rodovia MS 135, 20 – area Rural
Quibe

Superdog Gonzatto
Rua Jose Ferreira da Costa, 249 – Centro
Pizza de carne-seca

Em cada uma das cidades, 13 restaurantes participam da disputa. Os clientes que comprarem os pratos podem votar no que mais gostarem, clicando nos links das legendas acima.

A realização do concurso gastronômico, no Estado, conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MS), Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Associação Comercial de Costa Rica.

Os gastrônomos vencedores de cada etapa municipal receberá um troféu e uma placa Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50+50. Além disso, cada restaurante vencedor fará parte do Guia Gastronômico Estrelas Sebrae 50+50, que será publicado na divulgação do vencedor da última etapa do Rally dos Sertões 2022.

MAIS QUE RALLY

Os 15 dias de aventura também serão marcados pela premiação dos pequenos negócios localizados nas cidades por onde passará a prova.

Os donos de pequenos negócios das cidades por onde o evento passar, contarão também, com capacitações gratuitas do Sebrae, conforme as necessidades de cada local – essas ações integram o Festival Cidade Acolhedora, que faz parte da parceria do Sebrae com o evento. As capacitações visam fomentar o desenvolvimento local das comunidades que recebem as competições, levando capacitação, inovação e crescimento econômico.

 “O Rally dos Sertões, o maior Rally do Mundo, conta com uma audiência fiel e cumpre com o papel de mostrar nossas belezas naturais e divulgar intensamente o potencial turístico do Mato Grosso do Sul para o mundo. A nossa expectativa é de que o Rally atraia muitos turistas e gere negócios para os pequenos negócios de nosso Estado, deixando oportunidades atuais e futuras por onde passa”, afirmou o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Os estabelecimentos de Campo Grande e Costa Rica também receberão gratuitamente o atendimento de agentes do Sebrae/MS e a palestra intitulada: “Experiência e encantamento do turista”, com a consultora Jaqueline Gomes, certificada pelo Instituto da Disney. Eles também receberão peças que indicam a participação no evento, como móbile, adesivo e bottom.

A chegada do Rally em Salinópolis (PA) está prevista para 10 de setembro. Veja o cronograma completo:

Veja a programação completa abaixo:

CORGUINHO

A modalidade Expedição 4×4 Aventura, que faz parte do Rally dos Sertões, vai passar pelo complexo turístico de Havalon e Zigurats, em Corguinho, no dia 30 de agosto. O anúncio foi feito por Renato Perotti, organizador da Expedição, durante visita da equipe Pantaneiros no Sertões e shakedown das caminhonetes realizado, pela primeira vez, nas propriedades de Dakila Pesquisas.

Alan Oliveira, à esquerda, e Renato Perotti, à direita, anunciando a passagem da Expedição por Havalon e Zigurats. Foto Ecossistema Dakila

Shakedown é analisar toda a estrutura e revisão completa dos carros. Por três anos, os testes dos automóveis da equipe Pantaneiros no Sertões aconteciam no Pantanal. Desta vez, a convite do Ecossistema Dakila, pela empresa 067 Vinhos, o grupo realizou as manobras e treinamentos pré-evento em Havalon, onde um percurso off-road foi criado a fim de preparar o pessoal para o grande evento que acontece a partir do dia 26 de agosto, com saída em Foz do Iguaçu (PR). Também percorreram pela estrada principal até Zigurats e conheceram parte da beleza e aventura que possui o lugar.

Passagem da equipe Pantaneiros no Sertões em Havalon e Zigurats. Foto Ecossistema Dakila

Veja algumas imagens da última edição do Rally dos Sertões em 2021. As fotos desta galeria foram distribuídas pela Assessoria de Imprensa do Rally dos Sertões 2021, cujos autores são: Doni Castilho; Gabriel Heusi; Magnus Torquato; Marcelo Machado de Melo; Marcelo Maragni; Ricardo Leizer; Rodrigo Barreto e Victor Eleuterio. A galeria:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s