Foto: Divulgação #teatrinetv

Praça dos Imigrantes recebe exposição para pessoas com deficiência visual

A coleção “Arte Sensorial na Palma da sua Mão”, da artista plástica Sônia Aparecida Lins de Queiroz, está em exposição na Praça dos Imigrantes até o dia 31 de agosto, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. 

Segundo a artista, as obras sensoriais, produzidas em telas com alto relevo, visam atender especificamente pessoas com deficiência visual. “São poucos detalhes, mas com uma amplitude de significados para eles. Por conta disso, não podem ser muito abstratos; deve ser o mais concreto possível, oferecendo sentido por meio do toque”, esclarece.

Sônia produziu as obras após trabalhar no Núcleo de Produção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde fazia audiodescrição de obras de arte para pessoas com deficiência (PcD), onde percebeu a necessidade de produzir quadros que pudessem ser sentidos com as mãos para atender esse público. 

A matéria-prima utilizada é bastante diversificada. “Costumo utilizar sucata na maioria das vezes e material reciclável. Geralmente compro apenas as telas, mas elas também podem ser substituídas por MDF ou outros itens; tenho até um quadro feito em uma antena parabólica”, conta a artista. No total, serão exibidos 16 quadros, com três deles remetendo ao aniversário da de Campo Grande e retratando símbolos da cidade, como a arara-canindé e os ipês.

O evento, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e pela Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos, visa a democratização do acesso à arte e à cultura em Campo Grande.

SERVIÇO: 

A Praça dos Imigrantes fica na Rua Rui Barbosa, n.º 65, esquina com a Rua Joaquim Murtinho.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s