1º grupo de rap indígena do Brasil, Brô MC', em documentario à Doha, no Catar. Foto: Print | YouTube | Doha Debates

Em documentário ao Catar, Brô MC’s revela: “Em MS, ficamos embaixo do palco”

O 1º grupo de rap indígena do Brasil, Brô MC’s, de Dourados (MS), contou sua trajetória na música da cultura Hip-Hop à Doha Debates — um fórum internacional da Fundação Catar, país que sediará a Copa do Mundo em 2022.

“A gente está aí para lutar. A nossa arma é a nossa música”, afirmam os integrantes. “Meu sonho era viver de música, enquanto isso não acontece eu continuo trabalhando de pedreiro”, comenta outro.

A Doha, por sua vez, disse que o grupo de MS “está usando sua música para lutar por seus direitos”.

O Brô é formado por 4 irmãos: Kelvin Mbarete, Bruno Veron, Charlie Peixoto e Clemerson Batista, todos da etnia Guaraní-Kaiowá — uma das maiores populações indígenas do Brasil. Eles vivem nas aldeias Jaguapirú e Bororó, localizadas em Dourados.

Em suas letras eles manifestam contra o racismo, a colonização e cobram a demarcação de terras originárias. “Hoje, através de suas batidas tradicionais e letras poderosas, os Brô MCs estão ganhando popularidade em todo o Brasil e inspirando a próxima geração de comunidades indígenas em todo o mundo”, comenta a Doha.

Num trecho do documentário em que mostram seu processo criativo, sua comunidade e tomam “mate”, eles denunciam: “A gente em Mato Grosso do Sul, a gente sempre fica embaixo dos palcos, mas para fora o Brô sempre está sempre em cima dos palcos representando nós, todo mundo da comunidade, por ali que a gente vai ganhando força”.  

A frase reforça o quão violento é o atual governo de Mato Grosso do Sul aos povos originários e a cultura. Sendo esses políticos os grande propritários de terras, antes pertencentes aos indígenas, o mecanismo é atacar por todos os lados, inclusive tentar apagar o brilho de um grupo de rap que inspira indígenas em todo o mundo.

Em suas letras que misturam português e guarani para falar de seu cotidiano, o Brô faz questão de destacar a crueldade do Estado contra os povos originários em MS.

Para criar o grupo de rap em 2015, os Brô tiveram que ignorar objeções de todos os lados.

Veja a íntegra do documentário:

DESTAQUE NACIONAL

Os Brô MC’s estarão no Rock In Rio, que terá, pela 1ª vez, um dia todo dedicado ao Rap. O grupo sul-mato-grossense cantará ao lado dos maiores nomes do Rap do Brasil no Palco Sunset no próximo dia 3 de setembro. O palco Sunset é dirigido por @zericardo. O festival é reconhecido como um dos maiores festivais musicais do planeta. Veja os principais projetos dos Brô MCs AQUI

Foram anunciados no dia 27 de janeiro Racionais MC´s e Criolo Doido, ou apenas Criolo, que encabeçando a programação convidam a rapper Mayara Andrade. 

O convite ao Brô MC’s partiu do rapper Xamã. “É um presente imenso fazer parte deste dia histórico, a essência do rap é a mesma para todos nós. Rap é denúncia, rap é ativismo, é rimar com luta, é fazer música para questionar. Estar ao lado de artistas que sempre admiramos, é fantástico. Obrigado @euxama e @zericardooficial pelo convite!”, disse os Brô, em publicação no Instagram.

Os Brô ainda celebraram estar ao lado de duas referências do rap no Brasil. “@racionaiscn @criolomc grande escola, é uma honra fazer história no dia do Rap com vocês!”, disse. 

“É um direito conquistado, é um reconhecimento da grandeza e da representatividade desse movimento dentro do nosso país”, afirmou Mano Brown, líder do Racionais, por telefone a Coluna Lineup da Folha de São Paulo. O artista volta ao Rock in Rio após se apresentar, também no palco Sunset, ao lado de Bootsy Collins em 2019.

Ainda estarão no palco do Rap o DJ e produtor carioca @papatinho (Papatinho) e o rapper @l7nnon (L7nnon, lê-se Lennon), que convidam para a apresentação @mchariel (MC Hariel) e @mccaroldeniteroioficial (MC Carol).

Por causa da pandemia de Covid-19, o festival, que seria em 2021, teve de ser remarcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Parque Olímpico, onde é montada a Cidade do Rock.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s