Foto: Reprodução

​Cultura Pantaneira é tema da nova exposição de Patrícia Helney na galeria de vidro

Acontece hoje (02.set.22) a partir das 19h a vernissage da exposição “Cultura entrelaçada”, da artista plástica Patrícia Helney, na Galeria de Vidro. A visitação é gratuita.

Patrícia é uma das artistas contempladas no Prêmio Ipê de Artes Visuais, com 27 obras que retratam a cultura de diferentes cidades do interior de Mato Grosso do Sul, perpassando as festas de São João em Corumbá, São Sebastião no Pantanal e de São Pedro Pescador, além da Festa do Divino e do Festival Toro Candil em Porto Murtinho. Suas obras também reproduzem hábitos da etnia terena, incluindo casamentos na aldeia.

A artista afirma que todas as produções partem de memórias e experiências vividas nos últimos 20 anos. “Mato Grosso do Sul é um estado que detém uma diversidade ímpar – e que eu procuro resgatar. Apresento-a por meio de diversas festas populares e do cotidiano do homem pantaneiro, que tem em suas veias o sangue do bandeirante português, do sertanista paulista e do índio que adquiriu uma maneira particular de ler os fenômenos da natureza”, explica.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, diz ser um prazer ver os espaços culturais de Campo Grande sendo ocupados com arte. “Arte da nossa terra, que valoriza os nossos artistas e o que o Estado tem de melhor. O Prêmio Ipê é resultado da atenção que a gestão tem dedicado ao segmento, e vamos colher os frutos disso no futuro com mais campo-grandenses se apaixonando pelas artes visuais e novos talentos sendo descobertos”, finalizou.

SERVIÇO:

A galeria de vidro fica na Plataforma Cultural – Avenida Calógeras, nº3.015, em Campo Grande.

Mais informações podem ser obtidas no Instagram @patriciahelney e @SecturCG.​

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s