Primavera dos Museus tem exposições de longa duração e exibição de filmes

Nesta segunda-feira (19.set.22) teve início a 16ª Primavera dos Museus, com o tema “Independência e Museus: outros 200, outras histórias”. Nesta edição, os principais museus de Campo Grande participam da programação com eventos pontuais e exposições de longa permanência. 

De acordo com a programação disponibilizada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Museu da Imagem e Som (MIS), Museu de Culturas Dom Bosco e o Museu de Arte Contemporânea (MARCO) irão promover encontros, rodas de conversa, palestras, bem como mostras que devem durar até novembro. 

Este ano, em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil, o tema escolhido para o evento é “Independência e Museus: outro 200, outras histórias”. Ou seja, as exposições, palestras, mesas redondas e toda a programação será voltada para as histórias que o museu pode contar por meio das memórias que preserva. 

Dessa forma, o MIS irá promover de hoje até 25 de setembro, a exposição “MBAEKUAA: o saber-Fazer Guarani e Kaiowá”, que traz uma série de registros visuais feitos para expôr e recordar os processos do fazer indígena. 

Ainda dentro do MIS, outra mostra que irá permanecer aberta ao público no mesmo período é a exposição “David Cardoso- 60 anos de carreira”, que irá trazer, fotografias, cartazes e outros objetos que foram importantes na carreira do ator e produtor sul-mato-grossenses. 

A exibição dos filmes e bate-papo com Cardoso acontece sempre às 19h00, no auditório do Museu. 

Além das duas mostras que seguem até domingo (25.set), o MIS promove, na quinta-feira (22.set.22), às 17h30, a exibição do filme “Cinecosmos- O telescópio”, que conta a trajetória desde o surgimento do objeto até chegar na atual tecnologia. Em seguida, os participantes terão a oportunidade observar o céu noturno. 

Também voltado para a astronomia, o Museu de Culturas Dom Bosco irá realizar, na sexta-feira (23.set), às 19h00,  uma mostra com painéis e representações gráficas das constelações guaranis. A observação estelar neste dia será promovida pelo Clube de Astronomia Carl Sagan. 

Os interessados também podem participar da visita guiada pelo acervo de Ciências Humanas e Naturais do Museu Dom Bosco entre os dias 20 e 23 de setembro. Na oportunidade, os visitantes serão instruídos por educadores do local. 

Por fim, o Museu de Arte Contemporânea (MARCO) promove, até o dia 20 de novembro, a exposição “Como se conta e quem conta as histórias? – Narrativas de diversidade. A mostra trará artes do acervo do museu, com destaque para aquelas que estão entrelaçadas com o tema do evento deste ano. 

Até o dia 25 de setembro, também participa da programação o Museu José Antônio Pereira, com evento voltado para educação patrimonial. 

A programação é totalmente gratuita e pode ser conferida na íntegra por este link.

“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas

Antes de sair…

​Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!

O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.

Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no Brasil! Investimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s