Casa cultural teve a parede destruída e intens furtados. Foto: Reprodução

​Ladrões destroem parede e furtam até fraldas em casa cultural; prejuízo de R$ 30 mil (vídeo)

​A Casa Jovens Bons, na Rua Curupaiti, no Cabreúva, em Campo Grande (MS), teve a parede obstruída e diversos itens eletrônicos foram furtados. O produtor cultural, Renderson Valentim Correia, publicou um vídeo em seu Facebook nesta quarta-feira (21.set.22), em que mostra a situação em que o imóvel foi deixado pelos criminosos.

Segundo Renderson, ele estava com sua equipe a trabalho no Festival de Inverno de Bonito (FIB), de 25 a 28 de agosto, período em que o crime aconteceu. O produtor disse que chegou de volta a casa em 29 de agosto, entretanto, manteve o assunto oculto pois “tinha esperança de resgatar um pouco das coisas que haviam sido furtadas”.

Conforme o artista, foram furtados: “Equipamentos como drone, PC, notebook, câmeras, minhas roupas, todas as roupas dos meus filhos, alimentos e até fraldas. Foram mais de R$30 mil de prejuízos”, enumerou. Veja o vídeo de como o local foi deixado pelos criminosos:

“E decidi [divulgar] agora porque entendi que já está tudo perdido”, esclareceu. As fraldas do bebê de Renderson é do tamanho “xxg”.

O artista disse que qualquer pessoa que queira ajudar pode lhe fazer doações via PIX por meio do seu CPF: 97745464153.

A HISTÓRIA

​Há 18 anos com o Projeto Impacto das Ruas, em 2005 e 2006, que levou à “rua” para os grandes palcos. O espetáculo foi considerado pioneiro nesse movimento em Campo Grande, pois tinha a proposta de ocupar lugares incomuns para a linguagem urbana como o teatro Aracy Balabanian dias 17 e 18 de junho de 2004, dia 28 de novembro de 2004 no Sesc Horto Teatro Prosa, dia 15 de novembro de 2005 na concha acústica Helena Meirelles e dia 08 de julho de 2006 no Auditório Manoel de Barros com mais de 40 artistas em cena!

O Projeto Impacto das Ruas em 2010\2011 Recebeu o Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Goez”, promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural – Ministério da Cultura e realizado por este Instituto e ganha uma nova circulação pelas ruas de Campo Grande.

Em 2008 o coletivo Jovens Bons realizou em Corumbá capital do Pantanal durante o festival América do sul o Laboratório Jovens Bons de Artes fortalecendo os artistas de rua e independente do cenário urbano de MS.

O coletivo Jovens Bons conseguiu aprovar um projeto no Fundo de Investimentos Culturais (FIC), pela 1ª vez em 2011:  “O Projeto Papo de Rua”.

Em 2012, os integrantes do coletivo estiveram no espetáculo “Contos da Biboca” do grupo teatro Meio Fio.

Entre os anos de 2012 e 2019 com seus integrantes fazendo parte do grupo de Teatro de Rua Teatro Imaginário Maracangalha, as ações do coletivo Jovens Bons aconteceram junto ao grupo.

Entre os anos de 2013 e 2018 o coletivo pensou e propôs o  projeto “MS Detona”, que por meio do grafite e da arte urbana levou alegria nas favelas, escolas, praças e espaços públicos da cidade. Isso foi impulsionado após em 2016 o projeto MS Detona ganhar o FIC, para realização da Mostra Internacional de Graffiti, em parceria com a secretaria de Educação de MS e a Secretaria de Segurança Pública de MS, por meio do comando geral do Corpo de Bombeiros. “Fazendo palestra sobre arte urbana e grafitando 10 escolas em 10 cidades, pintando o Comando Geral do Corpo de Bombeiros e o Comando Central dos Bombeiros”, explicam.

Em 2019 o projeto ganhou o mundo na circulação Pantanal Street Arte Detona Mundo – uma turnê que aconteceria de junho a setembro de 2020 em 6 países da Europa. A banda Renatto Jackson também é produzida pela Casa Jovens Bons desde 2019.

RETOMADA

Apesar de tudo, Renderson disse que já consertou a parede destruída pelos criminosos e a casa cultural já está novamente em funcionamento: “Agora já arrumei [a parede] mano! Já estamos funcionando, neste último sábado fizemos o show Pantanal Burning, lá, com mais de 15 artistas envolvidos e que vai ao ar esta semana, estamos produzindo os editais”, revelou.

Renderson enviou ao TeatrineTV, um vídeo em que os artistas Beck Bee, Curumes e Nito se apresentam. Veja:  

Antes de sair…

​Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!

O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.

Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no Brasil! Investimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s